Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.156.92.243
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

Guia de Configuração do Alcatel SpeedTouch 510v4 p/ Speedy
By Felix Almeida

Este guia serve para todos os usuários do Speedy Home (IP dinâmico) da Telefonica/SP que possuam o modem Alcatel SpeedTouch 510 v4.

Aqui você poderá encontrar todos os passos para poder configurar o seu modem tanto para a configuração original da Telefonica (bridge) quanto para a configuração de roteador, que é a usada para se compartilhar o Speedy entre diversos computadores ligados numa mesma rede local.

Antes de mais nada, você deve ligar o seu modem, conectá-lo apropriadamente ao seu computador e configurar o endereço IP do seu computador para que ele consiga acessar o modem através da conexão de rede entre eles, ou seja, configure o seu computador para:

Endereço IP: 10.0.0.1
Máscara de rede: 255.0.0.0
Gateway padrão: 10.0.0.138

Aqui no site da ABUSAR você pode encontrar instruções detalhadas de como fazer isso, caso você não saiba. Vou assumir daqui pra frente que essas configurações já foram feitas e estão funcionando adequadamente.

Agora basta seguir os seguintes passos:

Upgrade de firmware:

Para ficar mais fácil, vou descrever todo o procedimento baseado na versão 4.2.7.16.0, portanto, se o seu modem estiver com uma versão mais antiga de firmware eu recomendo que você a atualize para esta versão. Essa nova versão melhora a interface web de configuração do modem bem como implementa novos serviços.

Para atualizar a versão do firmware do seu modem, basta executar o programa atualizador 510_Upgrade_427.exe no site da alcatel, ou a cópia local
510_Upgrade_427.exe, e seguir as instruções na tela, ele fará tudo sozinho. Eu fiz isso com o meu modem e funcionou sem nenhum problema.

Caso você queira saber a versão do firmware do seu modem basta abrir o seu navegador e entrar com a seguinte URL:

http://10.0.0.138

Depois, dentro dos menus, procure pelo campo "Software Version" ou "Software Release". A versão mais comum é a 4.0.2.0.0.


Inicializando a configuração do SpeedTouch:

Agora que você já fez a atualização do firmware do seu modem, vamos fazer com que seja restaurada a configuração de fábrica nele, apenas para garantir que o resto do procedimento seja o mesmo para todo mundo.

Para fazer isso você deverá abrir o seu navegador e entrar com a seguinte URL:

telnet://10.0.0.138

Quando aparecer "Username : " apenas tecle ENTER. Isso deverá fazer com que você caia no prompt do modem (=>).

Feito isso, basta digitar o seguinte comando exatamente como abaixo:

:system reset "factory yes/no"=yes "proceed no/yes"=yes

Pronto. Agora os leds do seu modem deverão apagar por alguns instantes e depois ele começará a dar o boot normalmente até que os três leds fiquem novamente verdes.


Configurando o SpeedTouch através dos Templates:

Agora abra o seu navegador e entre novamente com a seguinte URL:

http://10.0.0.138

Isso fará com que o "Setup Wizard" apareça.

Bom, daqui pra frente você deverá escolher se quer fazer com que o seu modem volte à configuração original da Telefonica, ou seja, que volte a funcionar como bridge (e para que se tenha acesso à Internet será necessário instalar o software da Telefonica) ou então se quer fazer com que o seu modem seja configurado para funcionar como roteador (não precisará instalar nenhum software da Telefonica, e poderá conectar o SpeedTouch a um hub ou switch e compartilhar a conexão com outros computadores).

Vamos dividir então em duas seções abaixo: uma para a configuração da Telefonica (bridge) e outra para a configuração de roteador. Certifique-se de que a janela do "Setup Wizard" esteja ativa, pois os passos seguintes serão baseados nela.

1) BRIDGE (original Telefonica)

Para voltar à configuração padrão da Telefonica, em princípio você não teria que fazer nada! Isso mesmo. A configuração de fábrica (restaurada com o comando "system reset" da seção anterior) já deveria ser suficiente. Tente voltar a configuração do seu computador para IP automático e instalar normalmente o software da Telefonica e verifique se já consegue acessar à Internet.

Porém, caso você ainda não consiga acessar a Internet (acho muito pouco provável!), ainda é possível se fazer o seguinte: na janela do "Setup Wizard" escolha o serviço "Bridged Ethernet" e clique no botão "Next >". Na próxima tela, verifique se VPI/VCI=8.35. Clique em "Next >". Na tela seguinte, desative o "DHCP server" e novamente clique em "Next >". Na nova tela, não preencha nada nos campos "User Name" nem em "Password". Clique em "Next >". Por fim clique no botão "Start >" e depois em "Finish". Pronto! Basta agora voltar a configuração do seu computador para IP automático e instalar o software da Telefonica.

2) ROTEADOR

Para configurar como roteador, escolha o serviço "Routed PPPoE - DHCP - NAPT" e clique no botão "Next >". Na próxima tela, verifique se VPI/VCI=8.35. Clique em "Next >". Na próxima tela, preencha o campo "User Name" com o login de acesso que o seu provedor lhe forneceu. Preencha também o campo "Password" com a senha de acesso. Não coloque nada nos campos "Access Concentrator" e "Service Name".
Clique em "Next >". Na tela seguinte você terá a opção de definir um login e senha para poder acessar as configurações do seu modem. Eu sugiro que isso seja feito, mas fica a critério de cada um decidir o que fazer. Preenchidos ou não os campos com o login e senha de acesso ao modem, clique no botão "Next >". Por fim clique no botão "Start >" (se você definiu um login de acesso ao modem, será aberta uma janela pedindo para que você entre com essas informações) e depois clique em "Finish".

Agora basta seguir a seção abaixo (Acertando a configuração do Roteador PPPoE) para terminar a configuração do modem.

Acertando a configuração do Roteador PPPoE:

NOTA: Esta seção só se aplica para o caso de configurar o modem como roteador !

A seção 2 acima (ROTEADOR) já deveria ser suficiente para tudo funcionar, mas infelizmente o "Setup Wizard" não acerta num pequeno detalhe que compromete a conexão do modem SpeedTouch com a Telefonica.

Para os iniciados posso dizer que o problema é que ele não associa a interface PPPoE com a ETHoA, ele deixa a PPPoE em modo relay. Bom, mas independentemente do que exatamente está incorreto na configuração, a correção é simples, basta você acessar o prompt do modem (ver acima na seção "Inicializando a configuração do SpeedTouch") e digitar os seguintes comandos na ordem em que são mostrados:

:pppoe ifdetach intf=PPPoE_1
:ethoa ifdetach intf=ETHoA_1
:pppoe ifconfig intf=PPPoE_1 dest=ETHoA_1
:ethoa ifattach intf=ETHoA_1
:pppoe ifattach intf=PPPoE_1
:saveall
:system reboot

Pronto!

O modem então vai dar um boot e quando ele voltar já deverá estabelecer a conexão Speedy automaticamente.

Links:

- SpeedTouch 510

http://www.speedtouch.com/prod510.htm
http://www.speedtouch.com/support.htm
http://www.speedtouch.com/Download510.htm
http://www.speedtouch.nl/downloads/510_Upgrade_427.exe

- Diversos

http://www.iana.org/assignments/port-numbers
http://www.webopedia.com
http://compnetworking.about.com/
http://www.speedguide.net/glossary.php


Glossário:

ADSL = Asymmetric DSL. É uma linha DSL cujas velocidades de upload e download não são iguais. Geralmente a velocidade habilitada para download é maior.

ATM = Asynchronous Transfer Mode. No nosso caso, é a tecnologia usada para se interligar a central telefônica com as linhas residenciais que oferecem o serviço DLS.

Boot = Forma contracta da palavra inglesa bootstrap. Significa o processo inicial pelo qual um computador ou equipamento eletrônico precisa passar para ficar operacional. Sua origem vem de tempos antigos onde existia um tipo de alça nas botas (daí o nome bootstrap) que eram puxadas e ajudavam a calçá-las.

Bridge = Equipamento que serve para se conectar dois segmentos de uma rede local que usem a mesma tecnologia, por exemplo, ethernet.

DHCP = Dynamic Host Configuration Protocol. É um protocolo usado para que um computador conectado a uma rede local obtenha as suas configurações automaticamente a partir de um servidor, reduzindo assim o trabalho de se administrar a rede.

Download = Termo usado para se designar o processo de obtenção de informações de uma rede para um computador.

DSL = Digital Subscriber Line. É um método de transmissão de informações em alta velocidade utilizando linhas telefônicas comuns.

Ethernet = Tecnologia mais comum para se interligar computadores que estão conectados a um mesmo segmento de uma rede local. Fazendo uma analogia com uma conversa entre duas pessoas, é necessário que se tenha o ar (para que o som se propague), o som (para que se possa enviar os fonemas) e o idioma (para que se possa codificar os fonemas). A ethernet, nessa analogia, seria o som.

ETHoA = Ethernet over ATM. Protocolo que "transforma" em ethernet uma conexão feita com a tecnologia ATM.

Firmware = Software armazenado dentro de um equipamento ou computador de tal maneira que ele não se apague quando o equipamento seja desligado.

Gateway = Computador ou equipamento que serve como ponto de comunicação entre uma rede local e o mundo externo.

Hub = Equipamento usado para se conectar vários computadores num mesmo segmento da rede local.

IP = Internet Protocol. Protocolo de rede mais utilizado na Internet. Através dele é possível se designar um identificador único (endereço IP) para cada computador conectado à Internet.

LED = Light Emitting Diodes. São componentes eletrônicos (diodos) que quando ativados emitem luz. A grande maioria das "luzinhas" que vemos nos aparelhos eletrônicos são leds. Eles existem em diversas cores, as mais comuns são verde, vermelho, âmbar e azul.

Máscara = Número que complementa o endereço IP de um computador. Usado para se obter o endereço da rede IP a partir do endereço IP de um computador dessa rede.

NAPT = Network Address Port Translation. Também conhecido como PAT. É uma espécie de extensão do NAT onde se pode definir uma tradução para endereços privados baseada na porta de conexão.

NAT = Network Address Translation. Protocolo que permite a tradução de endereços de rede. É bastante usado para se economizar endereços IP. Com NAT pode-se usar IPs privados (falsos) dentro de uma rede local e apenas um único IP real fora da rede. Assim, toda informação terá o seu endereço de rede privado trocado pelo real na hora em que for enviada para fora da rede local, e quando voltar uma resposta ela também terá o endereço privado restaurado antes de entrar na rede local.

PAT = Port Address Translation. Sinônimo de NAPT.

Porta = É um ponto de conexão. A comunicação numa rede IP, por exemplo, se dá através de portas. Existem ao todo 65536 portas disponíveis para conexão em cada endereço IP. Algumas portas são de uso conhecido, por exemplo, a porta 80 é usada por todo acesso à web. Veja na seção de links a relação de portas conhecidas.

PPP = Point-to-Point Protocol. É um protocolo que permite a comunicação entre dois computadores, incluindo checagem de erros. É muito utilizado atualmente para se estabelecer uma conexão com a Internet.

PPPoE = PPP over Ethernet. É um protocolo que encapsula informações do formato PPP em informações no formato ethernet.

Rede = Estrutura criada para se interligar computadores permitindo que haja intercâmbio de informações entre eles e compartilhamento de recursos.

Roteador = Também conhecido como router. Equipamento que serve para se conectar duas redes diferentes. Pode-se inclusive determinar o caminho que as informações devem percorrer para atingirem as redes conectadas.

Switch = Equipamento usado para se conectar vários computadores num mesmo segmento da rede local. A diferença entre um hub e um switch é que o switch direciona as informações somente para os computadores destinatários, já o hub direciona as informações para todos os computadores indiscriminadamente.

Software = Termo usado como sinônimo para programa de computador.

Upload = Termo usado para se designar o processo de envio de informações de um computador para uma rede.

URL = Uniform Resource Locator. É o endereço global de qualquer objeto disponível pela web.

VCI = Virtual Circuit Identifier. É uma informação utilizada juntamente com o VPI para se fazer o roteamento numa rede ATM. No caso da Telefonica o VCI é 35.

VPI = Virtual Path Identifier. É uma informação utilizada juntamente com o VCI para se fazer o roteamento numa rede ATM. No caso da Telefonica o VPI é 8.

Epílogo:

Este guia foi escrito com a finalidade de ajudar os usuários do Speedy da Telefonica de São Paulo que possuem o modem Alcatel/Thomson SpeedTouch 510 versão 4 a compartilhar o acesso à Internet entre vários computadores sem terem que pagar pelo Speedy Business. Vale ressaltar que não sou contra o Speedy Business, acho apenas que ele tem o mercado certo, que é o corporativo, e que o usuário doméstico comum não tem necessidade de pagar bem mais para poder obter algo que o Speedy Home já oferece.

Este guia provavelmente serve também para outras operadoras além da Telefonica, mas para isso você deve verificar os valores da sua operadora para os parâmetros VCI/VPI.

Enfatizo aqui que não tenho nenhuma responsabilidade sobre possíveis danos e prejuízos causados pelo uso das informações contidas neste guia. Todo o procedimento descrito aqui foi testado no meu próprio equipamento e funcionou
sem nenhum problema. Se você não entende o que está escrito neste guia, procure um profissional da área para que ele faça as configurações necessárias no seu equipamento.

Por favor, não me enviem e-mails com dúvidas sobre algo que já está explicado neste guia. Não me perguntem se é possível compartilhar o acesso à Internet, ou se o upgrade do firmware funciona mesmo, ou então como se deve proceder para que um programa específico consiga acessar a Internet, ok? Eu não sou o suporte da Alcatel, para isso você pode consultar o site http://www.alcatel.com.br 

Se você tiver alguma sugestão para melhorar este guia, sinta-se à vontade para me enviá-la por e-mail. Qualquer outro guia complementar a este deve ser enviado diretamente para o pessoal da ABUSAR.

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind