Como Rotear o Modem Huawei Verde
By SquallTux

Esse é um manual quase completo, mostrando como quase tudo no modem funciona, como redirecionar portas, configurar o firewall, os usuarios, senhas e etc. 
Ele será ajustado de acordo com as necessidades, caso haja duvidas que o manual não responda, mande um email com a duvida, e esse manual sofrerá alteração. 
Por isso, esteja sempre checando a página para ver atualizações.

  1. Como Rotear o Modem Huawei Verde
  2. Como Alterar o IP do Modem
  3. Configurando o DHCP no modem
  4. Configurando o DNS
  5. Redirecionando Portas
  6. Configurando o Firewall
  7. Bloqueando Protocolos
  8. Configurando Usuarios
  9. Lista de Controle de Acesso (ACL)
  10. Salvando Configurações e Rebootando o Modem

1 - Como Rotear o Modem Huawei Verde

Os passos a seguir mostram a configuração do modem na sequencia do menu da pagina do modem (Foto abaixo - clique para ampliar).

wpe1.jpg (77636 bytes)

Algumas paginas não serão mostradas ou comentadas, por não ter necessidade de alterar o padrão de fabrica.

1)      A primeira coisa a fazer é entra na pagina do modem abra o seu navegador e digite 192.168.1.1

2)      Logo após isso aparecer uma tela pedindo login e senha entre com esses dados:

login:  TMAR#HWMT8007079

senha:  HWMT8007079

Se não conseguir entrar, reset o modem e tente novamente, alguém pode ter te passado o modem com outra senha ou outro ip.
O reset fica atrás do modem só pressionar com uma ponta de uma caneta ou algo parecido.
Após isso tente novamente

3 )   Após isso aparecer o site do modem, vá em  ATM Setting

4)    Coloque exatamente como esta a tela abaixo, No UserName e Password: você vai colocar em ambos seu ddd da cidade + seu telefone ex:  2123456789


Caso não estejam muito visíveis, as opções são as seguintes:

PVC:  0

VPI/VCI: 0 / 33

Operation Mode: Enable

Encapsulation: LLC

Connection Type: PPP

PPPoA/PPPoE: PPPoE

IP Unnumber: Disable

Service Name: ROTEAMENTO

Default Route: Enable

Traffic Index: 0

Username: Seu DDD+Telefone

Password: Seu DDD+Telefone

Use DNS: Enable

Configured MTU: 9164

Actual MTU: Esse valor não pode ser alterado, não se preocupe com ele.

Status: Opção explicada mais abaixo.

OBS: O Valor do Configured MTU deve ser 9164, para que o modem não fique resetando a sua configuração, ou seja, voltando tudo para o modo Bridge.

5)    Click em Submit ainda na tela ATM Setting, para que as informações entrem em vigor.

6)    Ainda na Pagina ATM Setting voce vera uma minuscula luneta ao lado do campo Status, click nela e ira abrir uma outra janela (foto abaixo). 
Marque a opção Always On, click em Submit e em seguida Close.

5)    Click em Submit ainda na tela ATM Setting, para que as informações entrem em vigor.

6)    Ainda na Pagina ATM Setting voce vera uma minuscula luneta ao lado do campo Status, click nela e ira abrir uma outra janela (foto abaixo). 
Marque a opção Always On, click em Submit e em seguida Close.


7)  Após isso coloque na configuração da sua placa de rede so clicar com botão direito do mouse em cima do Meus locais de rede e depois em propriedade depois coloque os ip correspondente aos dados abaixo

IP ......................................192.168.1.X

Mascara de sub rede.......255.255.255.0

Gateway............................192.168.1.1

e o DNS ............................192.168.1.1

X é uma variável pode ser qualquer numero maior que 1 pois esse seria o ip do modem, e menor que 255


8)  Depois de tudo volte para pagina do modem agora é só mandar salvar as configurações na pagina do modem e mandar rebootar o modem indo em Save & Reboot depois em Save e click em  Submit, logo após vai em Reboot e click em Submit e pronto seu modem esta roteado


2 - Como Alterar o IP do Modem

1) Na tela Lan Config (foto abaixo), você vera o IP e a Mascara de Subnet no modem, podendo altera-lo sem problema. Isso é muito bom para quem já tinha um modem roteado com outro IP, e para não ter que configurar todas as maquinas de novo, fica mais facil e rapido alterar so no modem. No exemplo abaixo, o IP foi alterado de 192.168.1.1 (padrão desse modem) para 192.168.254.254 (padrão do speedstream 5200).

Obs.: Não esquece que sempre que alterar algo você tem que clickar em Submit, para que as alterações sejam efetuadas.


3 - Configurando o DHCP no modem

Aqui para quem vai fazer redirecionamento de portas para softwares P2P, Servidores e etc, é mais facil desabilitar o servidor DHCP e Colocar IP fixos em suas maquinas na rede. É so fazer como esta na figura abaixo e em seguida click em Submit.



4 - Configurando o DNS

Essa opção para esse modem não é abrigatoria ser configurada, pois o modem conecta normalmente sem o DNS configurado. Mais quem quiser condigurar mesmo assim, ai abaixo segue a foto, com os DNS do Rio de Janeiro. Depois de alterar click em Submit. Por padrão nessa tela vem com todos os campos no valo 0.


5 - Redirecionando Portas

O Redireciomento de portas é muito util em uma rede, se você usa programas P2P, ou tem um servidor web, ftp e etc. O Redirecionamento de portas desse modem é feito todo nessa pagina (pagina NAT). Depois de Configurada a sua pagina ira ficar mais ou menos assim. Este é so um exemplo.



Para redirecionar, click em Add. Ira aparecer a tela abaixo.


Vá na opção Rule Type, e altere para REDIRECT. A pagina ira mudar e ficar como a pagina abaixo.


Agora vamos as opções:

Protocol: vai de acordo com o protocolo que vc quer redirecionar ! No caso do emule vc faria um com uma porta TCP e outro com o UDP.

Local IP: IP da Maquina para o qual a porta sera redirecionada.

Global Address: Essa opção você não altera.

Destination Port From: pode deixar Any other port e 0 mesmo.

Destination Port To: deixe Any other port, e no valor 65535, vc altera para a porta que você que abrir para essa maquina.

Depois click em Submit, e pronto a regra foi adicionada, passando a direcionar a porta especifica para o ip especifico.

Depois de clickar em Submit, aparecera a tela abaixo.


Caso você queira colocar outra regra click na opção here , e ele abre uma nova tela para ser adicionada outra regra. Caso já tenha terminado click em Close.


6 - Configurando o Firewall

O Firewall, por padrão já vem configurado, nas opções corretas, e não necessita de alteração. Caso você queira alterar algo, lembre se de clickar em Submit depois. A foto abaixo mostra a tela do firewall como vem configurada por padrão.


7 - Bloqueando Protocolos

Caso tenha a necessidade de bloquear algum protocolos, para que usuarios internos, a pagina Blocked Protocols tem uma serie de opções interessantes a serem analisadas. Segue abaixo a foto da tela.


8 - Configurando Usuarios

Uma boa opção é acessar a pagina User Management, e adicionar um usuario com nome e senha mais facil de lembrar do que o padrão do modem, nessa pagina você configura isso com facilidade. Click em Add, abrirá uma nova janela, insira o nome do usuario, o nivel de acesso (root para acesso total e user para acesso limitado), escolha uma senha a seu gosto, confirme a senha abaixo e em seguida click em Submit, pronto o seu novo usuario acaba de ser criado.


9 - Lista de Controle de Acesso (ACL)

Na Pagina ACL, você configura de onde pode ser acessado a pagina do modem. Podem ser adicionados 5 IPs da rede interna e 5 Ips remotos. E bom desabilitar o acesso via Wan, para que ninguem altere suas opções remotamente. Abaixo segue uma tela de exemplo de 4 Ips altorizados e a Wan desativada.



10 - Salvando Configurações e Rebootando o Modem

Mesmo tendo dado Submit em todas as telas, se você não salvar nesta tela, todas as informações serão perdidas, por isso sempre que fizer uma alteração e for rebootar o modem ou mesmo desligar, lembre-se de ir na pagina Save & Reboot , marcar a opção Save, e em seguida clickar em Submit. Agora sim suas configurações foram salva. Faça o teste, salve, mande o modem rebotar e veja se tudo esta como você configurou.