Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | IP .227
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)

FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços ModemClub

SpeedStat - Teste sua conexão
Mostra IP
- Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
Guia do Hardware
Fórum GDH
Fórum PCs
InfoHELP - Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR Material de imprensa
Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

OneStat



OMBUDSMAN

Telefonica

http://www.telefonica.net.br/sp/atelefonica/ombuds.htm 

telefone 12 de 2ª a 6ª feira das 9 às 17 horas

Serviço exclusivo para recebimento de críticas e sugestões referentes a prestação de serviços, desempenho e atuação da Empresa.

Atenção : Utilize este canal somente após ter recorrido às áreas convencionais de atendimento (104 - Central de Atendimento a Clientes - que atende 24 horas por dia e 7 dias por semana, 04, Lojas de Atendimento etc.) e ainda não ter obtido retorno satisfatório.

Antes de contatar
Lembre-se que o Ombudsman deve ser contatado somente após você já ter procurado a Rede de Atendimento da Telecomunicações de São Paulo S.A. para informações e/ou queixas e mesmo assim continuar insatisfeito.

As solicitações de serviços e/ou reparo em linhas telefônicas devem ser processadas junto à Central de Relacionamento:

  • 104;
  • Empresas, utilizar 00.

Se preferir, faça sua solicitação via internet, através da "Loja Virtual".

Como entrar em contato?
Entre em contato com o
Ombudsman da Telefonica 
se você tem alguma sugestão, crítica ou reclamação.

Se preferir, entre em contato pelo telefone 12 de 2ª a 6ª feira das 9 às 17 horas

Telemar

Hoje eu recebi um telefonema do Ombudsman do Velox, devido à minha reclamação. 

O rapaz que me ligou foi educado e amigável, mas é claro, defendeu unilateralmente a posição da Telemar. Mesmo assim, conversamos por mais de 30 minutos e trocamos algumas idéias. 

Falamos de muitas coisas, mas vou tentar relembrar os pontos mais importantes: 

1) Quando mencionei o fato de que os provedores precisam repassar à Telemar parte da mensalidade que recebem do usuário, ele me garantiu que isso não existe e cada provedor pode cobrar o que quiser. Eu fingi que acreditei, até porque sabia que não ia adiantar tentar discutir isso. 

2) Ele admitiu que realmente, o número de usuários que assinaram o Velox só por causa da gratuidade do Fácil Internet é muito grande. Ele também disse que a Telemar só exige provedor por causa da regulamentação da Anatel, e que pra eles seria mais interessante não precisar exigir que o usuário assine o provedor de banda larga. 

3) Mas alegou que o Fácil estaria violando uma cláusula do contrato com a Telemar, e por mais que o serviço do Fácil esteja sendo benéfico para o Velox, eles não podem deixar essa violação passar em branco pois isso poderia gerar um precedente para outros tipos de violação de contrato por outros provedores. Considerando esse argumento FORA DE CONTEXTO e nos colocando no lugar da Telemar, não deixa de ter sua razão. 

4) Ele também alegou que o problema do Fácil não era a gratuidade, mas ele estaria violando uma cláusula do contrato mesmo assim. Quando perguntei que cláusula seria essa então, ele me disse que não tem autorização pra revelar, e que a Telemar não quer revelar essa cláusula ao público, segundo ele "Até para proteger o provedor". Isso, pessoalmente, me soou como "pure bullshit" e senti que ele queria me enrolar. 

5) Eu perguntei se ele está mesmo falando a verdade, então mesmo que estejam querendo proteger o provedor, não seria a atitude mais correta, ética e moral por parte da Telemar, fazer um pronunciamento público aos seus assinantes sobre essa questão, considerando a polêmica e indignação que tem gerado, para se defender e esclarecer melhor esse assunto? Afinal o próprio provedor não quer esconder nada! Ele disse que não, e que a atitude mais correta e moral para a Telemar seria lidar com isso por debaixo dos panos (não com essas palavras, é lógico, não é o que ele falou mas é o que ele disse). 

6) Quando eu perguntei se caso os usuários do Fácil Internet fossem cobrados um valor quase simbólico para a assinatura do provedor, tipo 2 reais por mês, se isso não poderia resolver o problema. Ele respondeu que sim, é uma possibilidade, ou seja, UMA CONTRADIÇÃO, já que anteriormente ele afirmou que o problema não tinha nada a ver com a gratuidade. Eu queria ter conversado mais com o cara, se tivesse tempo de sobra poderia ter dissecado bastante os argumentos dele, mas essa conversa já estava me deixando atrasado pra ir pra faculdade então depois de uns 30 minutos tive que me despedir. 

Durante a conversa, o Ombudsman gaguejou e/ou perdeu o fio da meada: 

1) Sempre que eu o lembrava de que, não importa o que a Telemar diga ra se defender, "Os consumidores sempre tem razão". 

2) Quando eu perguntei se a obrigatoriedade do uso do provedor imposta pela ANATEL não é boa pro Velox e eles não ganham nada com isso, como ele me disse, porque a Telemar até hoje nunca entrou com uma ação na justiça tentando derrubar ela mesma a obrigatoriedade do provedor. 

3) Depois de se enrolar um pouco, ele disse que mesmo que não seja divulgado na mídia, a Telemar já tomou providências quanto a isso. Tá bom... 

4) Quando eu perguntei se o Fácil Internet tem sido bom pro Velox mas eles não podem permitir uma quebra de contrato, porque ambos não podem chegar a um acordo mútuo de rescisão do contrato e criar um contrato novo? 

5) Eu notei que o Ombudsman estava ficando cada vez menos à vontade, à medida que nossa conversa prosseguia. Eu tive a impressão que ele queria concordar comigo em alguns pontos, mas não podia pois o trabalho dele é defender a posição da Telemar (e a ligação provavelmente estava sendo gravada). Sinceramente, eu acho que o mais provável é que ele estava querendo me enrolar pra defender a posição da Telemar. 

Claro, é possível que ele tenha sido sincero em todas (ou quase todas) as suas afirmações e agido em maior parte de boa-fé, mas isso não garante nada, porque rola muuuuita desinformação dentro da própria Telemar, e muitas vezes um funcionário diz coisas completamente contraditórias em relação a outro. 

Não se surpreendam se um dia a gente ver a Telemar processando ela mesma. Então, o que vocês acham? O cara estava cheio de "bullshit" querendo me enrolar, ou foi sincero mas estava desinformado? Eu não sei dizer exatamente porque, mas essa conversa com o Ombudsman teve um gostinho de que está cada vez mais provável que outros provedores como Terra, Globo.com e Super iG tenham o seu dedo nessa história... 

De qualquer maneira, por enquanto o Fácil Internet continua na minha lista de provedores e estou conseguindo logar, então se ainda não retiraram quem sabe toda essa fúria dos usuários esteja surtindo algum efeito. Mas até por conta da falta de coordenação da Telemar eu não conto com isso, vai ver ainda não retiraram simplesmente porque a informação ainda não chegou aos responsáveis pelo login dos provedores. 

De qualquer maneira, parece que por enquanto estamos ganhando essa batalha, então vamos continuar com pressão máxima na Telemar, na ANATEL e na mídia, pessoal! 

Mesmo assim, se não conseguirmos vencer desta vez, então BOICOTEM OS GRANDES PROVEDORES! Se você não puder ficar sem o Velox, CONTRATE UM PROVEDOR PEQUENO E LOCAL, de preferência, que não faça propaganda na TV e revistas. 

Só para os usuários do Rio há muitos desses disponíveis, como Biohard, IIS, Infolink, Olimpo, Marlin, Domain, etc. 

Lembrem-se, não importa que a gente perca ou ganhe essa batalha, a guerra está muito longe de terminar! 

Lorien

Voltando ao assunto dos provedores, depois dessa conversa que tive com o Ombudsman Velox, outra "teoria de conspiração" me veio em mente, principalmente depois que ele disse que de fato muita gente entrou no Velox por causa do Fácil... 

Será que a Telemar deixou o Fácil funcionando livremente esse tempo todo e agora quer acabar com ele, justamente para usá-lo como um chamariz para novos usuários? 

Eles devem ter pensado, depois que o Fácil acabar, muita gente que entrou por causa dele não vai querer voltar pra linha discada, e então vão se dispôr a fazer um sacrifício no seu orçamento e pagar por um provedor laranja pra poder continuar com o Velox. 

Isso pode ter acontecido independente do Fácil ter alguma ligação com a Telemar, ou não. Já pensaram nisso? 

Uma atitude bem calhorda, mas esperta... 

Lorien

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

  

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

Compartilhe a Internet
usando FreeBSD + Squid
Daniel de Melo Gonçalves
Detalhes

DICAS

Compartilhamento de Conexão

Limite de Download

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interssante...

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra