OpenDNS, o DNS aberto
O OpenDNS é serviço de DNS "aberto", que pode ser usado em substituição aos endereços DNS do provedor, resolvendo assim problemas de acesso causados por eles.

Link Original : http://www.guiadohardware.net/dicas/opendns.html
Autor : Marcos A.T. Silva <marcos.zy at gmail.com> Site : OPEN2TECH
Ultima Revisão : 17/03/2008


Páginas relacionadas :

DNS

OpenDNS - Dê a sua opinião ! Ajude a Internet brasileira


Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito:

DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: www.open2tech.com ) para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou "Internet Protocol", um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.

Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e "traduzir" um endereço como por exemplo o www.open2tech.com em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de "Servidores DNS".

Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP's, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa.

Bom, após esta pequena introdução, gostaria de ressaltar que quando você assina um plano qualquer de acesso à internet, seja ADSL, cabo ou linha discada, você está na maior parte das vezes utilizando os servidores DNS próprios de tais empresas/provedores (muitas vezes os servidores dos provedores "obrigatórios", apesar da "tal" liminar provisória), os quais são muitas vezes lentos, com caches fraquíssimos e pequenos, e sempre passíveis de inúmeras quedas ou falhas.

Um serviço interessante A solução que pretendo apresentar aqui e que promete (fato comprovado por mim mesmo, usuário do sistema há quase um ano) acabar com muitos dos problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação, é o OpenDNS, serviço de DNS "Aberto" oferecido gratuitamente pela OpenDNS, LLC

Contribua AGORA para a  ampliação dos serviços da OpenDNS no Brasil, votando AQUI

Trata-se, nada mais nada menos, de uma alternativa aberta e gratuita aos diversos servidores DNS falhos e lentos oferecidos pelos tais provedores que nos são enfiados goela abaixo quando assinamos um plano qualquer de acesso à internet (apesar da ainda provisória "liminar" desobrigando a assinatura dos provedores quando assinamos um plano de acesso à internet).

Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo.

Ou seja, será muito difícil ocorrer "downtime".

Qualquer usuário pode checar o status do serviço a qualquer momento, o qual é atualizado a cada cinco minutos, através dos seguintes links:

Se alguma requisição/tentativa de acesso a um site falhar, você ainda pode efetuar uma checagem no sistema de verificação do OpenDNS, o CacheCheck, que vai fazer uma checagem geral em toda a rede do mesmo e retornar os resultados, efetuando então a partir daí um "refresh" no sistema. Já dá pra ver que o OpenDNS é muito mais rápido, seguro, estável e redundante que o DNS que você usa atualmente do seu provedor, não é mesmo? :)


Além disso tudo, o OpenDNS oferece serviços inéditos, alguns dos quais apresento abaixo:

blok

Além das ferramentas acima, o OpenDNS oferece muitos recursos bem interessantes, como por exemplo a possibilidade de personalização das páginas de erro. Ou seja, quando você ou algum usuário em sua rede tentar acessar um site inexistente, ou que por qualquer motivo esteja indisponível naquele momento, é apresentada uma página do próprio serviço no momento, a qual permite que seja consultado o motivo da falha, quais servidores falharam, etc.

Além disso, essa página pode ser customizada pelo usuário, e no caso de empresas, por exemplo, é possível inserir-se o logotipo da mesma, slogan, etc. Muito interessante, não é mesmo?

Como utilizar o OpenDNS em conexões com IP fixo ?

É muito fácil, mais fácil ainda se você utiliza uma conexão com IP fixo.

Nesse caso, basta substituir os servidores DNS informados pelo seu provedor de acesso à internet pelos IPs do OpenDNS, que são:
Como utilizar o OpenDNS em conexões com IP dinâmico ?

Agora, se você utiliza uma conexão com IP "dinâmico" (o tipo de conexão mais comum atualmente), também pode facilmente utilizar o OpenDNS através da utilização de serviços como o DynDNS, No-IP ou ChangeIP, juntamente com ferramentas/"clientes para atualização de IPs dinâmicos" (muitas vezes disponibilizadas pelos próprios), que atualizam seu novo IP a cada nova conexão.

Tais ferramentas irão atualizar automaticamente seu novo IP junto ao sistema que você escolher, no caso, o OpenDNS, assim que você se conectar.

Assim sendo, é muito fácil ter seu novo IP sempre atualizado junto ao sistema do OpenDNS.