Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.198.77.35
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 
OpenDNS OpenDNS, o DNS aberto
O OpenDNS é serviço de DNS "aberto", que pode ser usado em substituição aos endereços DNS do provedor, resolvendo assim problemas de acesso causados por eles.

Link Original : http://www.guiadohardware.net/dicas/opendns.html
Autor : Marcos A.T. Silva <marcos.zy at gmail.com> Site : OPEN2TECH
Ultima Revisão : 17/03/2008


Páginas relacionadas :

DNS

OpenDNS - Dê a sua opinião ! Ajude a Internet brasileira


Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito:

DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: www.open2tech.com ) para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou "Internet Protocol", um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.

Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e "traduzir" um endereço como por exemplo o www.open2tech.com em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de "Servidores DNS".

Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP's, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa.

Bom, após esta pequena introdução, gostaria de ressaltar que quando você assina um plano qualquer de acesso à internet, seja ADSL, cabo ou linha discada, você está na maior parte das vezes utilizando os servidores DNS próprios de tais empresas/provedores (muitas vezes os servidores dos provedores "obrigatórios", apesar da "tal" liminar provisória), os quais são muitas vezes lentos, com caches fraquíssimos e pequenos, e sempre passíveis de inúmeras quedas ou falhas.

Um serviço interessante A solução que pretendo apresentar aqui e que promete (fato comprovado por mim mesmo, usuário do sistema há quase um ano) acabar com muitos dos problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação, é o OpenDNS, serviço de DNS "Aberto" oferecido gratuitamente pela OpenDNS, LLC

Contribua AGORA para a  ampliação dos serviços da OpenDNS no Brasil, votando AQUI

Trata-se, nada mais nada menos, de uma alternativa aberta e gratuita aos diversos servidores DNS falhos e lentos oferecidos pelos tais provedores que nos são enfiados goela abaixo quando assinamos um plano qualquer de acesso à internet (apesar da ainda provisória "liminar" desobrigando a assinatura dos provedores quando assinamos um plano de acesso à internet).

Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo.

Ou seja, será muito difícil ocorrer "downtime".

Qualquer usuário pode checar o status do serviço a qualquer momento, o qual é atualizado a cada cinco minutos, através dos seguintes links:

Se alguma requisição/tentativa de acesso a um site falhar, você ainda pode efetuar uma checagem no sistema de verificação do OpenDNS, o CacheCheck, que vai fazer uma checagem geral em toda a rede do mesmo e retornar os resultados, efetuando então a partir daí um "refresh" no sistema. Já dá pra ver que o OpenDNS é muito mais rápido, seguro, estável e redundante que o DNS que você usa atualmente do seu provedor, não é mesmo? :)


Além disso tudo, o OpenDNS oferece serviços inéditos, alguns dos quais apresento abaixo:

  • Phishing Protection (proteção contra sites fraudulentos/falsos): qualquer tentativa de acesso a sites que sejam identificados como tais, é automaticamente bloqueada, e uma mensagem de alerta é exibida. E para isto, o OpenDNS utiliza o PhishTank, uma das maiores e mais utilizadas bases de dados sobre phishing do mundo.

  • Domain Blocking (bloqueio de domínios): através do painel de controle, você pode simplesmente bloquear o acesso a qualquer domínio que desejar. Muito útil a administradores de rede que querem bloquear o acesso a sites fraudulentos, com conteúdo inadequado, etc. A ferramenta inclusive apresenta um formulário de contato no momento do bloqueio, para que o usuário entre em contato, se desejar, com o administrador da rede.

blok
  • Adult Site Blocking (bloqueio de sites adultos): ferramenta similar ao Domain Blocking, mas muito mais poderosa quando a necessidade é bloquear o acesso a sites com conteúdo impróprio, como sexo, por exemplo, pois conta com uma lista pré-definida de mais de quatro milhões de sites bloqueados.

  • Typo Correction (um corretor para erros ao digitar o endereço de um site): ferramenta muito útil para corrigir erros comuns quando se digita o endereço de um site. Totalmente configurável pelo usuário, você pode configurar, por exemplo, para que quando for digitado por engano "www.google.cmo", o usuário seja automaticamente levado ao endereço correto, "www.google.com" .

  • Shortcuts (atalhos): você pode definir atalhos para serem utilizados durante a navegação. Por exemplo, você pode configurar para que ao digitar "g", ou "go", por exemplo, na barra de endereços do navegador, você seja automaticamente levado ao site do Google.

  • Statistics (estatísticas): o sistema oferece um completo painel com estatísticas, como por exemplo "total de solicitações", "domínios mais visitados", "total de tentativas de acesso a domínios bloqueados", etc, sempre contendo informações completas, como data, hora, IP origem e destino, etc.

Além das ferramentas acima, o OpenDNS oferece muitos recursos bem interessantes, como por exemplo a possibilidade de personalização das páginas de erro. Ou seja, quando você ou algum usuário em sua rede tentar acessar um site inexistente, ou que por qualquer motivo esteja indisponível naquele momento, é apresentada uma página do próprio serviço no momento, a qual permite que seja consultado o motivo da falha, quais servidores falharam, etc.

Além disso, essa página pode ser customizada pelo usuário, e no caso de empresas, por exemplo, é possível inserir-se o logotipo da mesma, slogan, etc. Muito interessante, não é mesmo?

Como utilizar o OpenDNS em conexões com IP fixo ?

É muito fácil, mais fácil ainda se você utiliza uma conexão com IP fixo.

Nesse caso, basta substituir os servidores DNS informados pelo seu provedor de acesso à internet pelos IPs do OpenDNS, que são:
  • 208.67.222.222

  • 208.67.220.220 

Como utilizar o OpenDNS em conexões com IP dinâmico ?

Agora, se você utiliza uma conexão com IP "dinâmico" (o tipo de conexão mais comum atualmente), também pode facilmente utilizar o OpenDNS através da utilização de serviços como o DynDNS, No-IP ou ChangeIP, juntamente com ferramentas/"clientes para atualização de IPs dinâmicos" (muitas vezes disponibilizadas pelos próprios), que atualizam seu novo IP a cada nova conexão.

Tais ferramentas irão atualizar automaticamente seu novo IP junto ao sistema que você escolher, no caso, o OpenDNS, assim que você se conectar.

Assim sendo, é muito fácil ter seu novo IP sempre atualizado junto ao sistema do OpenDNS.

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind