Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | IP .225
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)

FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços ModemClub

SpeedStat - Teste sua conexão
Mostra IP
- Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
Guia do Hardware
Fórum GDH
Fórum PCs
InfoHELP - Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR Material de imprensa
Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

OneStat



Wireless e WiFi

Acesse também Radio , Provedores Wireless e Provedor - Como Montar

Acesso via radio ( wireless - WiFi ) gratuito :  WayNet http://www.waynet.com.br/ 

HotSpot : Brooklin - São Paulo - SP

POWER OVER ETHERNET - Usando cabos de rede para alimentar APs, Hubs, Switches, etc...

CFW - Calculos e Fórmulas Wireless 
Software em portugues para calculo de enlace em redes wireless com chat embutido para suporte e conversa entre colegas wireless.

Principais Unidade de medidas Wireless

Assistência Técnica

Montar um ambiente wi-fi é fácil, barato e moderno

Rede Wi-Fi doméstica - Com Fazer 


O provedor Terra têm artigos interessante sobre WiFi,
voltado para usuários domésticos:

  1. O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi Parte 1
  2. O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi Parte 2
  3. Especial WiFi Terra

O UOL também tem especiais:

  1. WiMax promete levar acesso para todos
  2. Entenda os termos do mundo Wi-Fi
  3. Segurança é fator-chave na rede wireless
  4. Rede Wi-Fi liberta os micros dos cabos

A PC WORLD também tem algo:

Monte uma rede sem fios


Navegação sem fio - Artigo do Correio Brasiliense


Inimigo de peso em redes wireless
Autoria de Florencio Castilhos da Silva

REDE WI-FI DOMÉSTICA - Como fazer by wirelessbrasil


Mini how-to para wireless micro-a-micro usando Linux Kurumin, rede sem ponto de acesso By

Instalando placas Wireless no Linux Por 16/11/2004 


INFO

Como montar uma rede sem fio padrão 802.11b

Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar. 
Configuração do Windows 
Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar. 
Acesso à internet 
Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet. 
Proteção contra intrusos 
Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem.Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro.Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm. No teste do INFOLAB, o software funcionou bem sem nenhum ajuste adicional. 
Matéria retirada do Link Dicas da Info Exame OnLine


Celular Wi-Fi é anunciado nos Estados Unidos

O site, www.brasilmobile.com possui uma seção de Downloads, Artigos e Documentos, WLAN Geral que possui diversos tutoriais, papers e artigos sobre o WiMax 802.16, inclusive com detalhes técnicos de utilização e operação.

O link direto para a seção é:
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=view_category&Itemid=26&subcat=11&catid=66&limitstart=0&limit=10 

Outros links diretos:

Wimax, a Internet sem fio do futuro

Wimax - Tutorial da Intel
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=76&limitstart=0&limit=10 

Wimax - Tutorial da Alvarion
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=77&limitstart=0&limit=10 

Wi-Fi versus WiMax
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=72&limitstart=0&limit=10 

Conrado Navarro
www.brasilmobile.com 

Tecnologia WiMAX By Edson Rodrigues Duffles Teixeira

Revista do WiMax

O acesso via rádio (wireless) está se tornando técnica e comercialmente cada vez mais viável.

Como todas as tecnologias, tem suas limitações, mas dentro de limites te proporciona autonomia, independência das concessionárias de telecomunicação.

Leia um ensaio sobre uma nova e provável realidade:

Imagine se o Pão de Açúcar montasse uma Rede de Serviços com WiMAX?

Intel e LG fazem acordo para internet sem fio

UNIVERSIDADE GAÚCHA USA WI-FI NA SALA DE AULA
A tecnologia Wi-fi vem ajudando os alunos do curso de Comunicação Social da PUCRS. Desde 2001, todos os três andares do prédio da faculdade permitem a conexão à Internet sem o uso de cabos.

Informativo sobre o novo panorama da conexão sem fio (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003

Informativo técnico sobre a tecnologia 802.11b (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003

Informativo técnico sobre segurança (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003 

Plano de atribuição, destinação e distribuição de faixas de freqüências no Brasil (PDF) 0.6 MB - 06/08/2002

Acesso Público a Internet através de redes sem fio (Wi-Fi)

http://www.wirelessbrasil.org/ - Site especializado em Wireless

Wi-Fi para usuários - Impactos e tendências

THE WIRELESS LAN BIBLE Muito abrangente, excelente !

Wireless LAN (WLAN) no Brasil

HowTo - Linux Wireless

WiFi Tips to Achieving Ironclad Wireless LAN Security

WET11 - Dica

 Data Título Autor
1 Out  Uma visão rápida dos canais no 802.11b (Wi-Fi) Navarro
29 Set  Wireless - Entendendo a sopa de letrinhas Navarro
16 Ago  Determinando a capacidade de uma rede WLAN Navarro

WiMax - O complemento que faltava
O WiMax promete romper barreiras do acesso à internet em alta velocidade por redes sem fio.

Q Check - Software para medições, basicamente de Tempo de Resposta e Through-put - ZIP 8 Mb

NetScrumbler - Software de Análise do Spectro, faz medições de tudo que está no ambiente em redor, e medição de Relação Sinal/Ruído (SNR) entre outras. - ZIP 280Kb

Bandwidth Controller for Windows - Software para controle de banda
Faz controle de banda individual, por IP - ZIP 526Kb

TFTP Server - Software servidor de TFTP para Win, usado para fazer upload de firmware - ZIP 10 Mb 

Poluição de RF - Parte 1  - Parte 2

Pesquisa realizada durante  a última Terça de Resultados  - Tecnologia Wi-fi: Tendências e Mobilidade 

Gráficos obtidos On Line pela InfinityQuest, uma grande ferramenta para empresas que precisam de uma informação imediata da opinião do seu público-alvo sobre um produto, um acontecimento ou assunto. www.infinitytech.com.br 


Acesse o conteúdo das palestras do 1º seminário Wireless Abranet.

Freqüências para Sistemas não Licenciados de Acesso Sem Fio em Banda Larga - Anatel.ppt

Fiscalização de Sistemas de Banda Larga Sem Fio - Anatel.ppt

Serviços de Comunicação Multimídia - Anatel.ppt

Aumentando a Rentabilidade e Reduzindo Custos ao Cliente - Cianet.ppt

 

Soluções Wireless Wi-Fi - D-link.pdf

Segurança em Redes Wireless - USP.pdf 

Solução Abrangente para Segurança em Rede de Dados Wireless (WLAN e Wi Fi) Marconi.ppt

Canopy - Uma Plataforma de Multi-Serviços - Motorola.ppt

Enlaces, Antenas e Propagação para Internet Sem Fio - Beta Telecom.ppt

Estratégias Wireless em Redes Metropolitanas - DirectNet.ppt

Licenças SCM e STFC para Provedores - Vantagens e Desvantagens
Rádio Acesso em Freqüências não Licenciadas - WNI do Brasil.ppt
Palestra de encerramento de Demi Getschko

Assistência Técnica

Olá

Você pode comprar a serial para ovislink do Marcelo Costa e consertar você mesmo (é super fácil) ou então enviar para ele consertar.
A assistência técnica do Marcelo fica em S. Bernardo, SP, e ele é pessoa série, de extrema confiança.

[]s, !3runo

Outra opção é a Italbrasnet. Mande email pra .



Clique nas fotos para amplia-las

antena_linksys.jpg (20136 bytes)

 

yagi-dual-big.jpg (63562 bytes) yagi-linktestafter.jpg (45618 bytes) yagi-linktestbefore.jpg (45819 bytes)

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

  

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

Compartilhe a Internet
usando FreeBSD + Squid
Daniel de Melo Gonçalves
Detalhes

DICAS

Compartilhamento de Conexão

Limite de Download

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Uso seguro da Internet

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interssante...

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra